E livros? Falemos de livros

livros

Para quem anda aborrecido com a programação da TV portuguesa e gosta de livros, o novo ano de 2015 trouxe duas boas novidades: dois programas sobre literatura e os seus autores e que estrearam na RTP2.

Começamos pelo programa Literatura Agora, apresentado por Pedro Lamares. O objectivo do programa é dar o protagonismo à palavra escrita no ecrã da nossa televisão – que sim, é possível. Todos os episódios têm dois momentos que elogiam a obra literária, com excertos de prosa e poesia escolhidos e ditos pelo apresentador e Filipa Leal. A juntar a este elogio, há reportagens sobre quem escreve, quem diz, quem traduz e quem guarda a literatura. Preparem-se para descobrir a literatura na música, no cinema e como os livros são a nossa grande inspiração.

Neste link, podem assistir aos episódios passados e fidelizaram-se para os próximos.

Para os que gostam de saber mais sobre os escritores nacionais e não são supersticiosos, o Contentor 13 é o programa ideal. A série tem 13 episódios, onde vamos descobrir a vida e obra de 13 escritores.

O autor falará sobre o seu percurso enquanto escritor, sobre as suas obras e processos criativo, mas também haverá espaço para o lado mais intimista: hábitos, hobbies, opiniões e são também entrevistados 2 amigos e/ou familiares de cada autor.

Os autores que vamos ficar a conhecer melhor: Valter Hugo Mãe; João Tordo; Lídia Jorge; José Luís Peixoto; Afonso Cruz; Gonçalo M. Tavares; Luísa Fortes da Cunha; Manuel Jorge Marmelo; Luís Miguel Rocha; Patrícia Reis; Mário de Carvalho; Richard Zimler; Ondjaki.

E para verem os episódios já transmitidos, é visitar este link.

Boas leituras!

Deixe o seu comentário